Lista das Revistas



  • Nesta edição número 49, a Revista Olórun traz:

    Neste primeiro artigo sacerdote Fernando José, nos presta esclarecimentos sobre os Vodun e seus conceitos.

    No segundo artigo Baba Ifajemi fala sobre Ifá, Geomancia e I ching.

    No terceiro artigo é uma republicação do texto de Erick Wolff: Ògún e a Serpente.

    E por ultimo e quarto artigo, republicamos o mito de Ògún e a Serpente Mitológica do Babalaô Ifádámiláre.

     

    2017-04-16


  • Nesta edição número 48, a Revista Olórun traz:


    Neste primeiro artigo Quizilas e Preceitos, ilustra os conceitos e dogmas que compõem algumas religiões Afro-brasileiras.


    No segundo artigo Luiz L. Marins, transcreve extratos de um vídeo nos quais são esclarecidos a diferença dos conceitos de “Orixá de Família”.


    E por último, O vídeo do Festival de Xapanã em Oió, em janeiro de 2017, publicado por Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó, registra momentos inéditos deste festival e informações importantes para os brasileiros seguidores de orixá.

    2017-03-11


  • Nesta edição número 47, a Revista Olórun traz:


    Neste primeiro artigo o visa analisar o conceito de “religião” e suas implicações conceituais para a observação das religiões africanas, partindo do caso dos yorùbá da África Ocidental e visitando o candomblé, religião brasileira de matriz africana fecundada com o comércio de escravos.

    No segundo artigo dedicar-se-á a identificar as maneiras como o fenômeno da diáspora africana – a captura, a travessia, a chegada ao novo ambiente e consequente adaptação -, tiveram influência sobre a constituição do pensamento feminista negro.


    E por último, Enìkejì importantíssimo ...

    2017-01-26


  • Nesta edição número 46, a Revista Olórun traz

    Neste primeiro artigo Erick Wolff, conceitua que todas as nações religiosas afro-brasileiras, de todos os segmentos, nasceram no Brasil, e são afro-brasileiras.

    No segundo artigo um estudo mais amplo que discutirá as transformações ocorridas com o orixá Obaluaê, desde sua chegada ao Brasil até os dias de hoje.

    No terceiro artigo Luiz L. Marins transcreveu um importantíssimo texto de Pierre Verge.

    E por ultimo um áudio do Baba Nathan que nos informa sobre um fio de contas que contes vários ...

    2017-01-01


  • Nesta edição número 45, a Revista Olórun traz, neste primeiro artigo o Babalaô Marco Arino, reuniu orientações e explicações de como entender, se equilibrar e viver melhor através de Orí.


    No segundo artigo um importante texto de Wande Abimbola, sobre Orí, ser o único que acompanha o seu devoto.


    E por ultimo, O Babalaô Ifatokun de Oyó esclarece-nos sobre o significado da expressão "eleri-ipin" atribuída a Orunmila, pois nada tem a ver com "testemunha da criação".

    2016-11-20


  • Nesta edição número 44, a Revista Olórun traz:

    Bàbálórìsà ÒSUNKOLADE OLÁYIWOLÀ OLOSUN, de Òsogbo, esclarece que Òsun recebeu o éérìndínlógún de Obàtálá.

    Os babalaôs Ifáiyemí Elebuíbon de Òsogbo, e Awoyemí Aworeni de Ifé, falam de Àkúdàáyà, o morto-vivo.

    Bolaji Idowu fala de Olódùmaré e o conceito da morte entre os Iorubas

    Jorge Feijó descreve alguns costumes e tradições do Batuque do R.S.

    2016-11-01


  • Nesta edição número 43, a Revista Olórun traz temas relativos a Ifá e Oduduwa.  

    No primeiro artigo, Norton Correia escreveu um pequeno relato que envolve, o sacerdote Ayrton do Xangô, Ogun, Lodê e Avagã.

    E no segundo artigo, coletamos informações do sacerdote Nathan Lugo, sobre o Àmàlà.

    E em terceiro e ultimo, o Ogã Gilberto de Èsù, assina o artigo sobre o escrito no ano de 2003, quando da realização do 8° congresso em San Francisco, Califórnia. Foi levado a discussão, na ocasião, para eminentes representantes eclesiásticos de nossa religião. Foram ouvidos, entre eles, o Aragba de Ifé, o Apena of Ifé e o Awisé ...

    2016-10-01


  • Nesta edição número 42, a Revista Olórun traz temas relativos a Ifá e Oduduwa.


    No primeiro artigo, um rico artigo assinado pelo Bàbá Oswaldo Omotobàtálá, sobre a origem do povo Ioruba. Destacando a diferença entre o Reino de Benin e a República de Benin.


    E no segundo e último o artigo, Luiz L. Marins apresenta de forma rápida, sem aprofundar, algumas curiosidades e diferenças nas hierarquias de odu Ifá, conforme a publicação de alguns autores clássicos como Wande Abimbola, William Bascom, Chief Fama, Afolabi Epega e Fasina Falade.

    2016-09-01


  • Nesta edição número 41, a Revista Olórun traz temas relativos a Noção de Pessoa Ioruba.  

    No primeiro artigo Erick Wolff8 com o artigo, Revisitando a Noção de Pessoa Iorubá, que revisita, rele, e ressignifica o tema Noção de Pessoa Ioruba, os elementos que compõe o ser humano, sua criação, navegando sobre o entendimento dos conceitos e inter-relações do mundo físico (aiê) e o mundo espiritual (órun).

    O segundo artigo Aulo Barretti, Filho, com o texto A Imortalidade Yorùbá nos Candomblés Kétu, baseia-se em estudos bibliográficos, somadas a nosso exercício como pesquisador e ex-professor dessa religião, mas principalmente como religioso, sobretudo, os nossos (trinta) anos ...

    2016-07-28


  • Nesta edição número 40, a Revista Olórun traz temas relativos a Oráculos Ioruba.

    No primeiro artigo o texto extraído da página do Baba Osvaldo Omotobatala, nos traz riquíssimos esclarecimentos do Oloye Edu Obadugbe Afolagbade, abordando tema sobre nações, raspagem e a propagação dos rituais ao qual aquele indíviduo passou.

    No segundo artigo abordaremos os cultos afro-brasileiros, incluindo o Candomblé, Banto e Ioruba.

    Em terceiro e último artigo, trouxemos o vídeo, A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás, produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UERJ.

    2016-07-01


  • Nesta edição número 39, a Revista Olórun traz a proposta de um esforço comparativo a partir de duas experiências etnográficas em religiões de matrizes africanas brasileiras, em que a materialidade e a centralidade dos objetos foram pontos comuns.

    Cada cultura tem sua própria explicação sobre como o universo foi criado e há muitas variações e mitos de como o povo Yorùbá veio a ser, por isso nesta mesma edição abordaremos a Mitologia Yorùbá da Criação do Universo.

     

    Boa Leitura.

    2016-06-01


  • Nesta edição número 38, a Revista Olórun traz temas relativos a Oráculos Ioruba.  

    No primeiro artigo trouxemos a transcrição do vídeo YORÙBÁ ORACLES (Oráculos Ioruba). O vídeo traz duas entrevistas.

    A primeira parte da entrevista é com Bàbá Ifatokun, Ààre Ìsèse Aláààfin Òyó. Na segunda parte o entrevistado é o Elégùn de Sàngó em Òyó, Sàngódele Ibuowo.

    E o segundo artigo fala sobre o fruto Obì e a sua importância nas sociedades africanas, sobretudo muçulmanas, o uso da noz de cola permanece envolto em grande significado, sendo o fruto que sintetiza imagens e sentidos ocultos de ...

    2016-05-01


  • Nesta edição número 37, a Revista Olórun traz temas relativos destino, Noção de Pessoa Ioruba.  

    ÀSÀ ÒRÌSÀ ALÁÀFÍN ÒYÓ nos traz uma importante entrevista com o Babaláwo Ifatokun, um dos chefes do Aláàfín Òyó esclarecendo questões como a criação do ser antes do nascimento, Àjàlá, Oníbodè e o Esèntáyé.

    Rudinei Borba, bàbálórìsà da nação kambína, Batuque do RS apresenta-nos uma entrevista de uma sacerdotisa de Sàngó, em Òyó, sobre os sacerdotes em Òyó.

    William Bascom nos mostra dos conceitos e contra-conceitos ...

    2016-04-08


  • Nesta edição número 36, a Revista  Olórun traz temas relativos ao culto de Òrúnmìlà.

    Luiz L. Marins nos traz a tradução de um caloroso debate ocorrido na página do Àsà Òrìsà Aláààfin Òyó na qual contesta um ìtàn do Odun Ifa de Oke Itase 2014-2015 quando nessa ocasião publicou um verso dizendo que Sàngó teria sido iniciado em Òrúnmìlà. Segundo o Àsà Òrìsà Aláààfin Òyó nenhum Òrìsà jamais foi iniciado em Òrúnmìlà.

    Solagbade Popoola apresenta o Código de Ética Ifá/Òrìsà pelo qual deve se pautar todos os seguidores de Ifa e Orixá. Destacamos a informação de Popoola quando diz que "uma que acabou de fazer itefa não deve ser chamada de ...

    2016-03-01


  • Nesta edição, a Revista Olórun republica o texto “A Entronização do Aláààfin e sua conservação”, que procura fazer um paralelo entre a raiz religiosa Kanbina, na Religião Batuque do R.S., e as suas possíveis origens no Alafinato Yorùbá, e sobrevivências no culto afro religioso gaúcho, mostrando que esta raiz é um culto nagô e não banto, cuja similaridade com o território banto Cabinda, região de Angola, é apenas o nome Kanbina.


    Neste texto revisado e aumentando, foi possível coletar depoimentos e registros que revelam riqueza dos fatos, espero que todos possam ler e apreciar este rico trabalho.

    2016-02-01


  • Nesta revista trouxemos um excelente do artigo do João Ferreira Dias, o presente artigo visa analisar o conceito de “religião” e suas implicações concetuais para a observação das religiões africanas, partindo do caso dos yorùbá da África Ocidental e visitando o candomblé, religião brasileira de matriz africana fecundada com o comércio de escravos.


    Ainda nesta revista contamos com o ÌTÀN ÒSETÙÁ, publicado no livro Èsù, de Juana Elbein dos Santos, narra o poder de Òsùn quando tornou ineficiente o oráculo de Òrúnmìlà ...

    2016-01-01


  • Uma entrevista reveladora com Baba Maike Figueiredo: “..Nem todo Òrìsà é necessário raspar..”

     

    Luiz L. Marins registra uma entrevista de Pierre Verger e uma fala do professor Roberto Motta sobre o perigo que os textos acadêmicos produzidos por iniciados representam para as religiões afro-brasileiras, quando não se pautam pela probidade.

     

    AkinaGde Kilaso apresenta-nos um rico texto sobre a cultura egúngún no ...

    2015-12-01


  • Nesta edição n. 32 da Revista Olorun veremos o ìtàn Igbádù do òsé-òyè coletado e publicado por Pierre Verger em 1965, apresentado agora de forma inédita com inserção do texto orignal yorùbá, que na transcrição de Luiz L. Marins é apresentado com o título “Como os Òrìsà, deram nascimento a Igbádù.

     

    O babalaô Araba Famoroti Maisaye através de odù Ifá nos esclarece sobre o mito de Ògún ...

    2015-11-01


  • Nesta edição, a Revista Olorun traz dois proveitosos debates realizados no Facebook: um sobre Noção de Pessoa e destino, mostrando pontos teológicos opostos, e outro sobre os conceitos arrogados pelo Ìsèsè Làgbà afro-brasileiro em contraste com o Ìsèsè Làgbà tradicional Iorubá. Ambos os debates apresentam informações filosóficas significativas e conflitantes.


    Erick Wolff apresenta breve, mas profundo texto sobre o conceito de nação afro-brasileira, que nos faz repensar sobre a pureza e origens daqueles que arrogam suas linhagens africanas.


    Edgar Neto mostra-nos a simulação plástica e simbólica nas ...

    2015-10-01


  • Nesta revista apresentamos o extrato da conferencia sobre o festival de Sàngó 2015, Realizado no templo de Ògún do Palácio Aláààfin de Òyó, em 14 de Agosto de 2015.

    Ainda Mario Filho aborda o tema Ìsèse, o que é, e o que quer, dizer essa palavra.

    Wande Abimbola e o tema noção de pessoa e a escolha do destino, um belo texto sobre a escolha de Orí na casa de Àjàlá.

    Traduzimos um pequeno texto de Awodiran Agboola, ainda no tema noção de pessoa, Orí, o Vitorioso.

    2015-09-01

Our website is protected by DMC Firewall!